Símbolo de porcentagem



A operação matemática do cálculo da porcentagem é conhecida há vários séculos, mas o que pouca gente sabe é que o símbolo de porcentagem como o conhecemos hoje “%” é uma criação relativamente recente.

A origem da palavra Porcentagem vem da expressão latina por centum, e posteriormente do Italiano per cento, ao qual se remonta a origem de percentagem, que no Brasil acabou sendo adaptado para porcentagem.

Sabe-se que em 1425, não havia qualquer símbolo para expressar a porcentagem. Frequentemente, os índices de porcentagem eram referidos com as palavras “p 100” ou mesmo “p cento” em tratados matemáticos arcaicos.

Símbolo de porcentagem de 1339

Tratado matemático Rara Atithmética, de 1339

Símbolo de porcentagem de 1425

Edição do tratado Rara Arithmética de 1425

símbolo de porcentagem 1684

Edição do tratado Rara Arithmética de 1684

Alguns historiadores acreditam que a origem do símbolo moderno “%” esteja relacionada com a expressão X/100, como uma espécie de simplificação da expressão através dos séculos, por outro lado, é possível verificar diferentes maneiras de expressar o índice através dos tratados matemáticos, e ao que parece, o símbolo simplesmente surgiu como uma maneira de simbolizar o índice. A partir do século XVIII ele passa a ser usado se uma maneira semelhante a conhecida hoje, exceto que a barra ao invés de transversal, ainda é horizontal.

Diferentes versões do Símbolo de Porcentagem

Deixe seu comentário!

Uma resposta para “Símbolo de porcentagem”

  1. Raimunda disse:

    Muito interessante a história por trás do símbolo de porcentagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *